quinta-feira, 18 de março de 2010

A pesquisa e as esperanças de Ciro

A pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, apresentou cenários que, no meu entendimento sepultam as esperanças presidenciais de Ciro Gomes.

É sabido e notório que Lula, com seu alto cacife político atual, tem condições de inviabilizar totalmente a candidatura a presidente do ex-governador cearense através da atração de todos os partidos da base aliada para a coligação em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff, o que deixaria Ciro Gomes e seu partido, o PSB sem a possibilidade de arregimentar aliados que tornassem possível a viabilização da candidatura de Ciro.

Sendo assim a realidade é que Ciro dependia de que ficasse provado para o presidente Lula que sua presença na disputa presidencial era benéfica para Dilma. Dependia. Esta comprovação já não é mais possível, afinal, o Ibope já demonstra que a presença de Ciro não altera a vantagem de Serra sobre Dilma.

Ora, se Ciro não auxilia Dilma, Lula permitiria articulações que viabilizassem sua candidatura baseado em qual motivo?

Conclui-se, portanto, que o fato de o Ibope ter demonstrado que a distância entre Serra e Dilma sem Ciro Gomes no páreo é a mesma apresentada quando ele entra na briga (38% a 33% e 35% a 30% respectivamente), sepulta as pretensões presidenciais de Ciro.

Lula só deixaria Ciro concorrer se Dilma lucrasse com isso.

Está comprovado pelo Ibope que, a partir de agora, isso não se dá.

Aliás, pode-se até mesmo supor que Ciro só continuava na disputa por, anteriormente, auxiliar na diminuição da distância entre Serra e Dilma auxiliando na manutenção da animação da militância governista.

Estariam se aproveitando dele. Muitos afirmam que é o caso. Resta saber se há concordância de Ciro nos bastidores.

No fim das contas, Lula faz pesar seu poder imperial sobre Ciro: o deputado só pode sair candidato se Lula deixar, e seu nome pode, provavelmente, ter sido apenas usado até agora.

Lamentável sob o prisma da busca pela evolução da democracia brasileira.

Corumbá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário a sobre a mensagem ou o Blog. Por uma questão de respeito mútuo, evite palavras ofensivas ou de baixo calão. Reservamo-no o direito de vetar comentários em desacordo com esta instrução. Grato.