domingo, 25 de abril de 2010

Condecorações

As condecorações outorgadas pelas autoridades de   um País se destinam a premiar, publicamente, atuações destacadas de qualquer pessoa ou entidade em inúmeros  campos de atividade.

Quanto maior o cuidado na premiação, maior o valor que a comenda tem para quem a recebe. Distribuir condecorações a rodo, sem maiores critérios, só faz com que a comenda perca significado, valor.

E é isso que tem acontecido em nosso outrora valoroso País.

A Ordem de Rio Branco se destina a premiar pessoas que se tenham destacado no campo das relações internacionais, podendo ser conferida em um de vários graus.

Como é fácil de entender, o grau máximo é (ou era, até há dias passados) outorgado a poucas pessoas, brasileiras ou estrangeiras, que realmente tenham contribuído de forma significativa para as relações internacionais do Brasil.

O verbo está no passado porque na presente semana a maior comenda que o País, através do Ministério das Relações Exteriores, concede a pessoas físicas foi concedida às Senhoras Marisa Letícia Lula da Silva, à cônjuge do Ministro Celso Amorim, à do Vice-Presidente da República e, ainda mais surpreendentemente, à funcionária que sucedeu à Senhora Dilma Rousseff na Casa Civil, Sra.(Srta.) Erenice Guerra.

Que grande contribuição essas Senhoras deram para o Brasil, no âmbito das Relações Exteriores, de forma a merecerem que lhes fosse concedida a mais alta comenda que o País concede a uma pessoa física ?

Com relação às esposas do Sr. da Silva e do Sr. Amorim, só posso imaginar que tenha sido o fato de suportarem as incontáveis viagens ao exterior feitas pelos respectivos maridos (!!), sem considerar que, pelo menos no caso da Sra.. Marisa Letícia, ela acompanhou o marido em muitas dessas viagens !

Mas no outros dois casos, nem isso!

Então, onde foi parar o extremo cuidado que o governo federal tomava “antes” de aprovar a outorga da comenda da Ordem de Rio Branco ?

Vale aqui um parêntese: o Ministério da Aeronáutica já havia concedido sua mais alta condecoração à Sra.. Marisa Letícia Lula da Silva há alguns anos (nem comento…).

O Presidente da Silva tem cometido grande quantidade de atos falhos, tanto em assuntos internos do Brasil como, e lamentavelmente, nas relações internacionais. O prestígio que havia conquistado (“esse é o cara”, disse o Presidente Obama) já não mais existe, a ponto de o diário “El País”, da Espanha, ter publicado ser o Sr. da Silva uma grande fraude !

O caso de Honduras foi emblemático: até o mais respeitado jurista das fileiras do PT, Sr. Dalmo Dallari, escreveu em artigo que o ocorrido naquele País não tinha sido golpe, mas sim, o cumprimento de um dispositivo constitucional. Isso não sensibilizou o Governo brasileiro, que manteve sua posição, ao ponto de não reconhecer o resultado das eleições hondurenhas.

A posição do Brasil no problema iraniano também está contribuindo para a perda de prestígio e de reconhecimento do Brasil como um País confiável. Aliás, já que começamos o presente texto mencionando condecorações, penso ser bem possível que o Governo do Sr. Ahmadinejad condecore o Presidente do Brasil pelo incondicional apoio que tem recebido do Sr. da Silva…

Em termos pessoais, a maior gafe internacional do Sr. da Silva foi a de se recusar a visitar o túmulo do ex-Presidente de Israel, que representa para aquele País o que os túmulos dos soldados desconhecidos representam em outros Países.

E a maior evidência que nós brasileiros podemos ter da perda de prestígio do Sr. da Silva são os exatos 120 segundos que durou o recente encontro de nosso Presidente com o Sr. Obama em Washington !

Encerrarei com uma referência ao dia de hoje, em que homenageamos Joaquim José da Silva Xavier, nosso herói Tiradentes, condenado à morte por desejar a independência do Brasil.

Tiradentes deu a vida por seu ideal de ver o Brasil independente do jugo de Portugal. “Independência ou Morte” era o lema da época.

Incrivelmente, nos dias atuais, há um grupo de maus brasileiros que está conspirando para que o Brasil volte a ser dependente, submetido a um regime político que foi responsável pela morte de milhões de pessoas por esse mundo afora, tanto que hoje só existe nos países mais atrasados em todos os sentidos: Coreia do Norte e Cuba e hoje se está insinuando em algumas republiquetas da América Latina.

É óbvio que me refiro ao comunismo.

É lamentável que haja brasileiros que ainda defendam esse sistema!

baseado em texto de Peter W. Rosenfeld

Corumbá