quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Só BC atuando não basta para segurar inflação

Enviado por Míriam Leitão - 20.01.2011

|

A nota do Copom divulgada ontem diz que vem mais aumento dos juros por aí. O Brasil tem uma taxa alta demais, agora está em 11,25%. Mas nada no horizonte indica queda da inflação. O IPCA pode reduzir um pouco nos três primeiros meses, porque no mesmo período do ano passado foi muito alto, mas há pressões de alimentos, por razões climáticas, aumento de demanda, de custos e dos gastos do governo.Tudo isso vai na mesma direção: alta da inflação.

Se no começo do governo, na primeira reunião, o BC não elevasse os juros, as apostas no mercado seriam de que o BC de Dilma não lutaria contra a inflação. Ou seja, quando há o sinal de que o BC piscou, todo mundo aceita aumentar seu preço, porque o cliente topa. A coisa desanda e há risco de descontrole.

Nas últimas três décadas, houve um trabalho de organização da economia. A inflação caiu, os juros diminuíram, mas ainda são altos. Precisamos resolver isso. O governo precisa gastar menos, senão, fica o BC, sozinho, subindo os juros para conter a inflação.

Corumbá