segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência de Lula é bobagem

Ontem vimos na televisão, embalado pelo clima pré-eleitoral, o presidente Lula dizer que o pré-sal é a segunda independência do Brasil. É mais uma enorme bobagem.

Se recursos naturais garantissem civilidade, não haveria tantos países tão autoritários e corruptos nadando em petróleo, a começar pela nossa vizinha Venezuela. Há muita gente, aliás, que diz o contrário - o excesso de recursos naturais não estimula investimentos em ciência e tecnologia. Os exemplos abundam. É interessante, inclusive, analisarmos o estado inverso que é o caso do Japão, paupérrimo em recursos naturais. Porém, riquíssimo em educação do seu povo.

Daí que toda essa euforia em relação ao pré-sal ainda não conseguiu me animar, até porque vejo que querem dar mais poder ao Estado, que, no Brasil, muitas vezes é privatizado por interesses corporativos, políticos e empresariais. Ou seja, politizamos os cargos decisórios estatais corrompendo suas decisões técnicas e estratégicas ao sabor da vontade de indivíduos e não do País..

Sem contar que o petróleo é um produto que polui.

Por isso, o que mais me interessa nesse debate é saber se, com esse dinheiro do petróleo, haverá mesmo um fundo de estímulo à geração e disseminação de conhecimento, com gastos em educação, ciência e tecnologia.

A segunda independência do Brasil (ou talvez até seja a primeira) poderá ser comemorada, de fato, quando tivermos educação pública básica de qualidade para todos. É a educação que garante autonomia e independência dos indivíduos. E se os cidadãos são independentes, a nação que eles compõe o será consequentemente.

Corumbá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário a sobre a mensagem ou o Blog. Por uma questão de respeito mútuo, evite palavras ofensivas ou de baixo calão. Reservamo-no o direito de vetar comentários em desacordo com esta instrução. Grato.