sábado, 4 de julho de 2009

LULA: POPULISMO OU DESVIO DE FOCO?

Não sou favorável ao ritual de recepção de atletas quanto às razões populistas, mas sei que é "papel" do Presidente da República. Mas isso, como se sabe, é algo restrito às equipes nacionais: atletismo, voleibol, futebol, natação etc...

Lula, porém, recebeu o "timão" em Brasília, incluindo o evento na agenda presidencial. E nem precisamos perguntar se receberia o Inter, pois a resposta é óbvia: "não, não receberia".

Sabem por quê? No ano passado, quando seu time de coração perdeu esse mesmo título para o Sport Recife, ele NÃO RECEBEU A EQUIPE VENCEDORA DA COPA DO BRASIL. Tudo que fez foi resmungar sobre um suposto pênalti.

Como cidadão, Lula tem todo o direito de fazer o que bem entender nas horas vagas. Mas, no papel de Presidente, ele não deve e nem pode ser um "torcedor de luxo", seja para qual time for. Sobretudo diante do momento de crise institucional pela qual passa o Senado, tanto mais diante do recuo de seu partido, que ontem sinalizava uma coisa, e hoje reitera o apoio a Sarney.

Foi-se o tempo em que o futebol se mantinha no plano das metáforas discursivas. O problema vai ser explicar aos torcedores do Rio Grande do Sul o porquê dessa desfeita. Aliás, aos torcedores de todo o Brasil. O povo pode não entender de economia e aceitar agradinhos e tapinhas nas costas, mas futebol é outra coisa.

É jogo truncado na zona do agrião. Não pegou bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário a sobre a mensagem ou o Blog. Por uma questão de respeito mútuo, evite palavras ofensivas ou de baixo calão. Reservamo-no o direito de vetar comentários em desacordo com esta instrução. Grato.